Almoço de Domingo

Almoço de Domingo

Aqui, Domingo, é um dia de espaguete, lasanha(como se diz: massa ou pasta), com molho de tomate, queijo parmesão ralado e azeite. Muita gente também faz churrasco e bebe cerveja, que também é bom. Mas, tradicionalmente é um dia que come-se massa, harmonizada com vinho. Isto acontece porque São Paulo tem uma cultura italiana muito forte. Para se ter uma ideia, nas décadas de 20/30 falava-se italiano normalmente nas ruas de São Paulo, de tanto imigrante italiano que havia. Havia também, em menor número, imigrantes de outros países, porém os italianos eram a maioria. Hoje a composição da população é diferente, há gente de todo planeta, é só caminhar pela Av. Paulista pra ver. Os japoneses também pesam muito na população desta cidade; os sírios-libaneses, etc.

Passei no supermercado e comprei um vinho chileno, um pedaço de queijo gorgonzola e um pão italiano redondo. Embora um pouco salgado, o queijo gorgonzola é uma delícia. Melhor mesmo é o queijo parmesão em pedaços para comer e bebericar antes do almoço, com a bebida dos deuses, a mais antiga, o vinho. Porém o parmesão bom, é muito caro.

A Neide fez uma boa macarronada com frango.

Lembrei-me de um lugar na Itália, em frente ao hotel que estávamos na Via Amadeo, no centro de Roma. O local chama-se “Amodeo”, aproveitando o nome da rua ou da via.

Uma casa que tinha tudo de massas, azeites, vinhos, molhos, vinagres, pães, etc. Também servem saladas, sanduíches, taças de vinho. Fomos algumas vezes lá, ao final do dia, depois dos passeios, das caminhadas pela “cidade eterna”.

A pandemia nos privou a todos de viajar, perdemos mais de dois anos, numa idade que não pode-se perder tempo. Como diz um amigo e ex-colega, “uma ano em nossa vida pesa muito”.


Bom Domingo.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958