1932

O que a Paraíba tem a ver com a Revolução de 1932, em São Paulo.

Como sabemos em 26 de julho de 1930 João Pessoa foi assassinado pelo advogado João Dantas, ajudado pelo cunhado, em uma confeitaria no centro de Recife. João Pessoa fora ao Recife para visitar um amigo que tinha sido operado e João Dantas aproveitou aquele momento para assassiná-lo. A confeitaria Glória ficava na Av. Dantas Barreto, precedida da Av. Guararapes, da Ponte Duarte Coelho e da Av. Conde da Boa Vista; locais famosos e importantes da Veneza brasileira.

Pois bem, quais foram os motivos que levaram João Dantas planejar e executar o assassinato? Há pelo menos duas teorias conspiratórias:

  1. João Pessoa atacava as oligarquias paraibanas da época, mexeu com o “stabillishment”, envolvendo famílias: Pereira(Princesa Isabel), Suassuna(Catolé do Rocha), Dantas(Teixeira). Tirava privilégios dessas famílias através de regulações, nomeando interventores, etc.

O escritório de João Dantas fora invadido, revirado e encontrado documentos que o jornal a União publicou. A invasão foi usada politicamente.

  1. João Dantas tinha uma namorada, Anayde Beiriz. Na invasão do escritório foram encontrados poesias de João Dantas e exposição de intimidades com a namorada que o jornal não pode publicar, no entanto deixou a cargo de uma delegacia de polícia para quem estivesse interessado em ver.

Os fatos acima podem ter sido determinantes para motivar o crime. Os desfechos seguintes, foram prisão dos assassinos em Recife; João Dantas e o cunhado foram encontrados mortos na cela; a namorada Anayde foi para um convento de freiras e morreu envenenada.

O corpo de João Pessoa transitou por várias capitais até o sepultamento no Rio de Janeiro. O assassinato o transformou em herói.

Mudaram o nome do Estado da capital de Parahiba para João Pessoa(*) e também alteraram a bandeira do Estado.

Foi o fim da República Velha.

A Revolução Constitucionalista de 1932 representa o inconformismo de São Paulo em relação à ditadura de Getúlio Vargas.

No fundo o estopim da Revolução de 1932 foi o assassinato de João Pessoa, após uma série de acontecimentos.

Antonio Lins

09-07-2021

(*)Curiosidade: João Pessoa, foi chamada por diversos nomes: Filipeia, Filipeia de Nossa Senhora das Neves, Frederica ou Frederikstad ( na época da ocupação holandesa ) e Parahyba.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958