Casamento


Casamento

Claudio, no café da manhã voltou ao assunto da noite passada, em uma visita a um casal de amigos, ocasião em que compartilharam uma pizza com vinho. Pediu desculpas a Clarisse pelo entusiasmo com que defendera “que se tivesse pensado bem e com a vivência que tem hoje, não teria se casado.” Ele disse: “pelos nossos filhos e netos que tivemos e por você Clarisse, dizer isto pode ser lugar comum: mas eu faria tudo de novo; o que eu quis dizer, ontem à noite, foi que a responsabilidade, a falta de um de nós no futuro, porá nos ombros de quem ficar um sofrimento muito grande.” E continuou: “essa coisa bíblica, ortodoxa, já não funciona muito bem na minha cabeça. Caso não tivesse esse tipo de ligação amenizaria muito sofrimento.” Clarisse ouvia com certa inquietação as explicações de Claudio. Ela disse: “ mas, qual seria a solução ? Eu concordo que o casamento é um fardo pesado mas também não é bom ficar trocando de parceiros à toda hora; a princípio pode entusiasmar, mas depois de um tempo torna-se cansativo, não é bom nem saudável.”
Clarisse continuou: “ o sofrimento é normal, não fica-se chorando o tempo todo por uma ausência ou falta; um dia passa e continuamos a luta, faz parte da vida., niguém fica pra semente.”
Claudio ficou pensando no que Clarisse disse, e depois de algum tempo falou: “ a meu ver as mulheres têm mais facilidade para enfrentar essas adversidades. Talvez por serem mais longevas que os homens, parecem estar naturalmente mais preparadas. O homem quando fica viúvo, até morre mais rápido.”
Clarisse disse brincando: “Ora, ora, eu choraria a sua falta por poucos dias!” E os dois riram bastante. Aí Clarisse disse: “vamos mudar de assunto Claudio, este é muito mórbido.”
E mudaram de assunto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958