Serra de Santa Catarina

Há uns seis meses eu conversei pelo Facebook com Danilo Venâncio, marido de Ruth Lins Vale, bisneta de tia Mundica, esta última, como quase todos sabem, irmã de minha mãe. Ele postou uma foto da Serra de Santa Catarina, tendo como ponto de observação a cidade de Nazarèzinho/PB, em um momento em que as árvores estavam com bastante flores, que formavam um espetáculo à parte. Essa serra vem lá dos lados Ceará e serpenteia pelo sertão até chegar na Serra da Borborema, e deve nesse percorrer ter outros nomes. Lá da Carnaúba onde meu avô tinha uma fazenda acostumei-me a contemplá-la, que se apresentava para nós na cor azul, devido a distância; naquela região onde nascemos e moramos por algum tempo, antes de nos mudarmos para Marizópolis.

[Certa vez foram lá na Carnaúba Antonio Ferreira (açougueiro), Raimundo e Tita esses dois eram meninos mais velhos e maiores do que eu, filhos do citado Antonio(Toinho). Eles foram olhar um boi que meu pai estava vendendo para abate. Aí eu contei uma grande mentira pra eles, para tentar puxar conversa e me enturmar. Eles me olhavam de cima pra baixo, sem dar-me pouca ou nenhuma importância. Eu disse que “possuía um cavalo branco que corria em cima daquela serra azul, com tanta velocidade que só se via a poeira que levantava das cinzas das queimadas!”]

Muito bem, eles sem dúvida, meninos da rua, ouviram daquele “beradeiro” tamanha mentira e pior, não se esqueceram.

Uns tempos depois meu pai decidiu mudar com a família pra Marizópolis, que naquela época era uma vila e pôr uma banca no açougue, que mormente fosse situado dentro do Mercado Municipal.

Aqueles dois meninos, como já disse, não esqueceram da estoria que contei. E eu, meio acabrunhado, não tinha traquejo(era um menino da roça) tinha que ter muita malandragem para enfrentá-los. Mas deitavam e rolavam em cima de minha narrativa, chamando-me de beradeiro* mentiroso! Porém, aprendi com os inimigos e passei a contar estórias sobre coisas da roça que eles não conheciam e aos poucos eles pararam de me perturbar.

Bom, eu estava falando da serra, da linda serra que era minha principal atração, não podia e nem queria evitá-la, ela estava lá sólida que nem as pirâmides do Egito e estirada em minha frente feito uma sucuri, e eu a acompanhava em paralelo, toda vez que eu saia de casa para ir pegar banana maçã madura, que meu avô paterno(Pai Zé) me dava.

 *Beradeiro, que vive nas beiradas, matuto, caipira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958