Família Lins de Albuquerque

O texto a seguir é uma tentativa de relatar a história dos Lins de Albuquerque, do alto sertão da Paraíba, a partir de minha bisavó Aprigina Lins de Albuquerque, seus irmãos e filhos. Digo tentativa porque é uma família numerosa, espalhada pelo Brasil e até pelo exterior. Não é uma árvore genealógica, tampouco biográfica, mas de vez em quando, quando oportuno, pincelar sobre suas vidas.

A região que abrange esse povoamento, é principalmente: Nazarezinho, Coremas, Sousa, Cajazeiras, Marizópolis, São João do Rio do Peixe, etc.

Meu primeiro impulso foi perguntar a minha prima legítima, Iraci Albuquerque, que é professora aposentada em Nazarèzinho, se ela tinha alguma lembrança de nossa bisavó. Ela me respondeu: "ela me obrigou a comer angu com leite." Pensei: hoje eu adoraria comer angu com leite com carne de sol assada.

De minha parte, quando nasci, fui pesado na balança de pesar algodão de meu avô materno Antonio Rodrigues dos Santos, que ficava presa em um galho da grande arapiraca em frente a sua casa; fui colocado de um lado e do outro, uma pedra de cinco quilos, e este foi o meu peso. Minha bisavó, presente ao evento, dissera para minha mãe: "esse menino se parece com os que vieram de lá." De lá, aonde? Perguntei para minha mãe, quando me entendi por gente, mas ela não se lembrara. Tenho a impressão que minha bisavó se referira ao nosso vizinho Estado de Pernambuco de onde a malta dos Lins de Albuquerque se originou.

Minha bisavó Aprigina Lins de Albuquerque era casada com meu bisavô Cirilo Gomes dos Santos, dessa união tiveram os seguintes filhos: Isabel, Maria Augusta(minha avó), Zuza, Trajano, Miguel(faltam mais nomes)

Isabel foi casada com José Rodrigues dos Santos que era irmão de meu avô. Filhos do casal: Antonio, Alírio, Chiquinho, Gelsa, Raimundo, Pedro, Alaide e Miguel. 

Filhos de minha avó Maria(Augusta) Lins de Albuquerque e de meu avô Antonio Rodrigues dos Santos: Judite, Mimosa, Mundica, Apriginha, Chiquinha, Lúcia(minha mãe Lucilinha). Tia Mimosa era solteira.

Filhos de tia Judite e Augusto Cesar: Iraci, Ivone e Iraides. Filhos de tia Mundica e Deca Grande: Gisélia, Judi, Geni(faltam mais nomes)

Filhos de tia Apriginha e Trajaninho: José, Mundinha, Inês, Francisca.

Filhos de tia Chiquinha: Cícero, José(faltam mais nomes).

Filhos de Lúcia (minha mãe) e Assis Simão: Antonio, Geová, Gildoval, Gerisval e Gilvaneide.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

A seca de 1958