Paciente indisciplinado e preguiçoso

Paciente indisciplinado e preguiçoso

O médico disse, após ouvir as queixas de um paciente: ou você está comendo muito rápido ou está comendo muito.
Paciente: acho que as duas coisas, doutor.
Médico: pois é. Por favor pese-se na balança ali no canto da sala e me informe o peso.
A sala era pequena, o médico setava-se a uma mesa quadradinha, parecida com as usadas por cambista de jogo do bicho, apenas um pouco maior; o espaldar da cadeira encostava na parede, que consistia de uma divisória de madeira. O paciente, depois de poucos passos, subiu na balança digital: 91 quilos, doutor.
Médico: qual é sua altura?
Paciente: um metro e setenta e poucos.
Médico: setenta e poucos?
Paciente: não me lembro exatamente.
Médico: você faz ginástica?
Paciente: faço caminhada, quando não está chovendo ou fazendo muito frio e quando não acontece uma dessas intempéries climáticas, às vezes tenho preguiça.
Médico: devido a suas queixas de refluxo e estômago estufado, vou pedir alguns exames, mas com um pouco de disciplina ao se alimentar, evitando alimentos com muita gordura, pressa ao comer, quantidade, você já vai melhorar.
Paciente: eu até estou evitando jantar, doutor.
O médico respondeu incontinenti: errado.
Já fez colonoscopia alguma vez?, perguntou o médico.
Paciente: não doutor, nunca.
Médico: então vou pedir esse exame também, considerando sua idade.
O paciente ficou pensando: esse exame é muito chato, é invasivo, tem que tomar laxante, anestesia, segundo amigos lhe contaram.
Mas doutor, então o senhor acha errado não jantar? O médico respondeu que sim e acrescentou: não pode-se ficar toda a noite com o estômago vazio, coma uma salada, uma sopa magra, mas não pode deixar de se alimentar à noite. Sem alimentação você, com o tempo, terá mais problemas.
Depois de uns dias o paciente voltou ao médico com os exames do laboratório. O médico leu todos, sublinhando alguns termos técnicos, usados para explicar as análises, e perguntou: e como o senhor está, melhorou?
Paciente: melhorei, não tive mais refluxo.
Médico: não vou prescrever nenhum remédio, conforme eu já lhe antecipei, seu problema é de indisciplina. Daqui a um ano volte ( ou antes se tiver algum problema ), aqui para fazermos uma nova avaliação.
Médico: levantou-se, estendeu a mão para o paciente e disse: Passar bem, até daqui há um ano.
O paciente saiu da sala pensando o que sua mãe dizia quando o médico não prescrevia remédio: “não gostei desse médico, ele não receitou nenhum remédio.”
What do you want to do ?
New mail

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958