Aracati & Outros/as

Aracati & Outros/as

A falta de energia elétrica, nos sítios de meus avós nem era falta(só tem-se falta daquilo que já teve-se e não tem-se mais). Havia lampiões, lamparinas, velas; e pernilongos para matar, até em torno de nove horas da noite.

Estes eram espantados pela fumaça da bosta seca do gado bovino; era recolhida dos currais e das pastagens, colocada ao sol para secar e quando seca guardada. Colocava-se pedaços em latas de goiabada vazias, acendia-se e pronto, a fumaça subia, com cheiro de capim seco queimado.

Nesse horário entrava(e ainda entra) o “Vento Aracati”, refrescante, que vem das praias do Ceará. Por causa desse vento abençoado os pernilongos davam uma trégua. A serpentina, comprada nas mercearias, era usada dentro de casa.

Já dentro de casa, meu avô abria a Bíblia sobre uma grande mesa de madeira, que ele próprio fizera, as folhas do livro sagrado já estavam amareladas, algumas páginas dobradas que mostravam quanto esse livro havia sido usado. Lia para nós algumas partes, que nos dava medo, devido a exaltação do meu avô com gestos medidos e copiados dos pastores, nos cultos que freqüentava aos domingos na Igreja Batista.

Fora de casa o breu, o coaxar dos sapos, o cocoricó das galinhas e os diálogos dos patos, os perus cantavam como se estivessem rindo e das quietas galinhas d'Angola. No curral a pouca distância o gado bovino ruminava e as corujas buraqueiras piavam. Dava para ouvir o vento açoitar os galhos da arapiraca e as folhas caíam forrando o chão. No céu, muitas estrelas. Uma sinfonia, cada um ou uma com sua função para executar e formar um todo; era o resumo de uma mínima parte do Universo.

Às vezes ouvíamos alvoroço no poleiro, de alguma galinha que tardara a subir e a raposa, que estava a espreita, a pegava, em seguida o silêncio, o silêncio da morte.

O banheiro, se é que podemos chamar uma latrina de banheiro, que ficava fora da casa, nós, crianças, só íamos nos aliviar alí acompanhados de nossas tias segurando o candeeiro.

(Curiosamente, vendo os programas de construção, reforma e venda de casas no Alaska, vi que muitas casas onde havia banheiros externos, sob o frio intenso, neve e a visita de ursos famintos); é como se não dessem nenhum valor ao conforto e a higiene, porém os excrementos deviam ficar longe. O material e a mão de obra para fazer coisa melhor era cara e rara.

Isto tudo não faz tanto tempo assim, nem um século.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958