Já comia bolacha

No sol causticante de meio dia um vendedor viajante, já cansado, suado e com sede, em algum lugar do sertão¹, arriou sua pesada mala: era um vendedor(às vezes um sírio libanês) de fitas, rosários, panos de prato, prendedores de cabelo(grampo ou biliro), alfinetes, colchetes, agulhas, novelos de linha para crochê, bicos rendados, etc.

Parou em frente a casa de taipa, cuja parte superior da porta holandesa estava aberta, gritou e bateu palmas: “ô de casa”. Alguém respondeu lá dos fundos, talvez do quintal, pelo som que soara distante: “Ô de fora”. Ela, tímida disse: “boa tarde, se é que já é tarde, pela graça de Deus”. “Deus seja louvado", e inclinando-se ligeiramente o vendedor respondeu, tirando o chapéu de palha da cabeça.

O vendedor abriu a mala, ofereceu suas mercadorias para a dona da casa, e pediu por favor um copo d'agua. (A dona da casa, que o viajante não sabia o nome, mas como era de costume, a chamou de dona Maria; caso fosse homem, o chamaria de seu José).

Ela disse que não podia comprar nada, pois a safra de feijão e milho, mal dava para eles comerem, por falta de chuvas regulares.

Ela trouxe a água num copo de alumínio tão bem areado, que parecia ser de prata sob a luz do sol.

Um menino, barrigudo, com as vergonhas de fora, curioso, encantou-se com os produtos cheios de cores. Ele tinha em torno de oito anos, já grandinho pra andar nu. A mãe disse: “avia menino, vai butar uma calça”. Aí o vendedor perguntou: “dona Maria, que idade tem esse menino?” Ela pensou, passou a mão no rosto, gastou algum tempo tentando extrair a informação da memória: “sei direito não, meu senhor, mas quando Frei Damião² passou por aqui ele já comia bolacha.”

Bom, ficou tudo do mesmo tamanho porque o vendedor não sabia quando o Frei Damião passara naquelas brenhas.

 

¹“Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte que o lugar”, diz o personagem “Riboaldo”, de Guimarães Rosa.

²Frei Damião era um capuchinho italiano, cujo nome era “Pio Gianotti”. O povo do Nordeste o tem como um santo e teria feito milagres. “Não sou santo, mas apenas um frade”, dizia ele.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958