Conjugação verbal

Ultimamente estou muito reclamador, dizem que é por causa da idade; acho que não, porque minha cabeça anda à frente de meu corpo, situação que não é um privilégio meu, há muitos na minha condição; mas reclamando por ver nossos valores aos poucos serem desrespeitados. São várias as situações que me afligem por ter estudado em escolas formais há algumas décadas atrás. Meu consolo é que tenho alguns amigos e familiares que comungam com meus sentimentos de tristeza.
Uma das minhas insatisfações é com a língua(nem quero falar dos acordos lusófonos), que em minha época não havia essa coisa de língua culta, colocando num pedestal de desprezo o falar em Português correto. Veja, não sou uma sumidade na língua de Camões, tenho as minhas limitações. Entretanto, na hora de escrever ou se estiver me dirigindo a uma autoridade, tenho que tomar cuidado ao escrever ou ao falar.
Vejo algumas entrevistas em que jornalistas fazem perguntas a profissionais da saúde, da área legal ou financeira; pessoas de muita experiência e saber.
O jornalista trata por você ou pelo nome próprio, como se tivesse intimidade ou como se bebesse cerveja com o entrevistado no bar da esquina.
Outra coisa é conjugar o verbo fazer, por exemplo "tu faz". Vejo muitos vídeos de pessoas do Sul usando "tu vai", "tu faz", "tu é". Mas não é exclusividade do Sul, no Nordeste também usamos "tu", em vez de você. As pessoas com baixa escolaridade usam a conjugação errada; e as cultas a conjugação correta em público.
Na minha época, quando nos dirigíamos a alguém de mais idade ou de conhecimentos ilibados, usávamos "tu vais", "tu fazes", "tu és." Agora, dizem que conjugar o verbo corretamente é usar a língua culta como se dissessem: "fique longe disso, isto é coisa de burguês", sem esforço, de propósito ou com preguiça de estudar a forma correta. E quem usa a forma correta pode até sofrer "bulling". Isto não tem nada a ver com a evolução da língua.
Por que será que insistem em fazer sempre o pior?

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aracati & Outros/as

Família Lins de Albuquerque

A seca de 1958